Alfena

Alfena ou São Vicente de Alfena é uma freguesia e cidade portuguesa do concelho de Valongo, com 12,83 km² de área e 15 530 habitantes (2008). Densidade: 1 421,2 hab/km².

Esta área e dividida nos seguintes lugares: Baguim, Igreja, Reguengo, Ermida, Transleça, Telheiras, Trás-do-Casal, Ferraria, Rua, Santeiros, Aldeia Nova, Barreiro de cima, Costa, Barreiro de Baixo, Barreira, Gandra, Outeiro, Outeirinho, Codiceira, Pedrouços, Lombelho, Cabeda, Várzea, Vilar, Oliveiras e Xisto.

Em 1519, pelo Foral de D. Manuel I, foi criado o Julgado de São Vicente de Alfena, demonstrando e reforçando ainda mais a importância desta localidade à época. O seu Pelourinho, por descuido das autoridades autárquicas, acabou por desaparecer nos inícios do século XX.

Aquando da criação do concelho de Valongo em 1836, por desavenças com a população daquela freguesia, a sede do concelho passou para Alfena, naquele momento Alfena foi elevada a Vila pela primeira vez.

Mais tarde, em 30 de junho de 1989, Alfena foi (novamente) elevada a vila por deliberação do plenário da Assembleia da República.

No dia 6 de abril de 2011, por deliberação do plenário da Assembleia da República Alfena é elevada, finalmente e por unanimidade, à categoria de cidade.