Distrito de Beja

A região de Beja é um dos Distritos de Portugal.
A capital fica na cidade com o mesmo nome, fazendo fronteira com Setúbal e Évora a norte, Espanha a leste, Faro a sul e o oceano Atlântico a oeste.

Pertence à tradicional província do Alentejo e situa-se em plena região do Alentejo.

Área: 10.229,05 Km2, (a maior área de Portugal)
População residente (2011): 152 758 hab.
Densidade populacional: 14,93 pessoas / km2.

O Distrito de de Beja corresponde à metade sul da planície alentejana, é geralmente irrigada por pequenos cursos de água, que seca no verão. Toda a área é atravessada por montanhas baixas e de baixo declive.

O principal acidente nesta área é o Vale do Rio Guadiana, que corre de norte a leste, separando o plano principal do território entre o rio e a fronteira com Espanha, e juntamente com a Serra algarvia, restringindo a região sul (Serra de Monchique, Serra de Caldeirão e Serra de Espinhaço de Cão) nas áreas mais afetadas e nas elevações mais altas da área: Serra de Adiça e Serra Morena española, a primeira montanha de um altitude de mais de 500 m.

A primeira montanha da Serra de Adiça e Serra Morena española a uma altitude de mais de 500 m. Para além destas elevações, merecem referência apenas a região de Setúbal na região de Setúbal e a região de Setúbal e a Serra do Mendro na região de Évora a norte de Vidigera, atingindo 341 e a altitude respetivamente, com 412 m.